top of page

Área do Professor

Proposta de UEPS Para Ensinar o Modelo Padrão da Física de Partículas

Esta UEPS tem o objetivo de apresentar o Modelo Padrão da Física de Partículas, quais são as partículas elementares e compostas, as interações fundamentais, o papel do campo e do bóson de Higgs, e sua relação com a constituição da matéria para estudantes do Ensino Médio.

Felipe Ponciano de Novaes.

Sugestão de Avaliação

O arquivo é uma sugestão de avaliação com questões de múltipla escolha sobre os aspectos mais básicos da física de partículas elementares e interações fundamentais.

Construção de um website sobre a física de partículas

Este arquivo é a dissertação que trata do processo de construção deste site. Vinculada ao programa de Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF).

Felipe Ponciano de Novaes.

Unidades de Ensino Potencialmente Significativas

É proposta a construção de uma sequência didática fundamentada em teorias de aprendizagem, particularmente a da aprendizagem significativa. Partindo das premissas de que não há ensino sem aprendizagem, de que o ensino é o meio e a aprendizagem é o fim, essa sequência é proposta como sendo uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS). São sugeridos passos para sua construção, são dados exemplos e é apresentado um glossário dos termos técnicos utilizados.

 

Marco Antônio Moreira.

Partículas Elementares no Ensino Médio

José Lages da Silva Neto, 2011, Dissertação de Mestrado, UFRJ.

Um Pôster Para Ensinar Física de Partículas na Escola

Já é hora de temas mais atuais passarem a fazer parte dos currículos de física e ciências em geral. O artigo, descreve um pôster para auxiliá-lo no ensino de um dos mais instigantes temas da física contemporânea: as partículas elementares. O pôster encontra-se na última capa da revista.

 

Fernanda Ostermann e Cláudio J. de H. Cavalcanti, 2001, Física na Escola, v.2, n.1, pp. 13-18.

O Discreto Charme das Partículas Elementares

Desde a teoria atomística dos gregos até o modelo atômico elaborado no século XX, houve substanciais mudanças em relação ao estudo do átomo e suas partículas. Atualmente, conhecem-se partículas realmente elementares, a partir das quais toda a matéria do universo observada é formada. E segundo esse entendimento, há forças fundamentais ligando essas partículas, pois a matéria não pode existir sem a ação dessas forças. Muito se pesquisou para chegarmos até essas formulações. Algumas vezes, a descoberta de uma partícula forçava a mudança dos modelos; outras vezes, o modelo, ou conceitos mais preciosos, previam a existência de uma partícula nova, e assim a Física das partículas elementares foi evoluindo até chegar ao que é denominado hoje Modelo Padrão da Física de Partículas.

 

Maria Christina Abdalla, 2006, Ed. Unesp.

Please reload

bottom of page